Cada vez mais o mundo pede por sustentabilidade. Se os recursos naturais do planeta continuarem a ser usados descontroladamente, as gerações futuras terão sérios problemas de sobrevivência.
Por isso ações sustentáveis são necessárias em todo lugar. E não pense que fazer “pouco” e não fazer nada são a mesma coisa. É melhor fazer o que pode, mesmo sendo pouco, do que se ausentar totalmente desse movimento.
Não sabe como dar o primeiro passo para a sustentabilidade? Veja as nossas dicas:
1. Consumo consciente
Nem todo mundo sabe, mas o consumo consciente é parte do processo de sustentabilidade. É importante evitar comprar roupas em excesso e também o seu descarte, reutilizando e reciclando sempre que possível.
Quando falamos de consumo consciente de comida, por exemplo, não podemos deixar de falar das embalagens. Muitas vezes os alimentos têm uma quantidade desnecessária de embalagens; portanto, dê preferência para aqueles que produzem menos resíduo. Hoje, as embalagens são um grande problema ambiental.
2. Segunda sem carne
O movimento global da Segunda sem Carne não é apenas para sinalizar sobre a crueldade animal na indústria alimentícia, mas também uma forma de conscientizar sobre o alto impacto ambiental causado pela indústria da carne
Pelo menos um dia na semana, que seria as segundas, as pessoas tiram do seu cardápio alimentos de origem animal. Ainda que não tenham intenção de se tornarem vegetarianos, ao adotar um cardápio sem carne por apenas 1 dia na semana, é possível que essa ação gere um grande impacto positivo.
3. Plante seu alimento orgânico
A melhor coisa, não só por uma questão de sustentabilidade, mas também de saúde, é plantar o seu próprio alimento e ainda, livre de agrotóxicos. Plantar o próprio alimento ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais utilizados no plantio e ainda diminui a poluição provocada pelos agrotóxicos.
Falta de espaço não é desculpa. Mesmo quem mora em apartamento, pode plantar sua própria hortinha. Você pode cultivar pequenos vasinhos de temperos na sacada ou utilizar áreas ociosas do condomínio (ou bairro) para plantar junto com a comunidade da qual você faz parte, por exemplo.
4. Economize água e energia
Sim, é verdade que em algum momento a água do planeta pode acabar, por isso evite o desperdício. Feche a torneira enquanto não precisar da água durante atividades diárias como: escovar os dentes, lavar pratos, tomar banho, se barbear, lavar o carro, a varanda, a calçada etc.
Experimente também reaproveitar a água que sobra da lavagem de roupas para lavar o quintal, por exemplo. Reaproveitar a água da chuva também é uma boa ideia para utilizar nas atividades que não necessitam de água potável.
Substitua as lâmpadas comuns pelas fluorescentes. Elas duram 10 vezes mais e gastam dois terços menos de energia, além de poderem ser recicladas após o uso.
Sempre que sair de um cômodo, desligue as luzes. Parece pouco mais essa ação ajuda e muito na economia de energia
5. Ande mais a pé ou com transportes que não poluam o meio ambiente
Deixar um pouco o carro em casa ajuda a reduzir sua pegada de carbono e melhorar a qualidade do ar.
6. Recicle
Que tal começar pela separação do lixo orgânico, papel, plástico, vidro e metal?! A coleta seletiva é o principal meio para reduzir a produção de lixo. A maioria das cidades brasileiras tem pontos de coleta e algumas oferecem serviço de retirada, com dias específicos da semana para coletarem apenas o lixo reciclável. Boa parte do lixo produzido pode ser remanejado para a coleta e reaproveitado, evitando o descarte.
Você sabia que boa parte do lixo orgânico pode ir para a compostagem caseira e se tornar adubo para suas plantas? Esse processo é simples e barato, além de sustentável. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, material rico em nutrientes e fértil.
7. Reduza a produção de lixo
No dia a dia, acabamos consumindo muitas embalagens, por exemplo, que vão para o lixo e não podem ser reaproveitadas ou recicladas, muitas vezes nem percebemos no quanto poderíamos diminuir a produção de lixo, mas não diminuímos. Veja essas dicas:
- Planeje suas compras
- Dê preferência à produção caseira
- Prefira produtos com refil e a granel
- Use embalagens reutilizáveis e retornáveis
- Colabore com a reciclagem de lixo e a coleta seletiva
- Dê preferência a materiais biodegradáveis
- Reciclagem de lixo eletrônico
- Evite descartáveis
- Reaproveite o lixo orgânico com a compostagem caseira
- Compacte embalagens para descartá-las
8. Respeite os animais
Os animais (domésticos e selvagens) fazem parte do ambiente como um todo. Respeitá-los é obrigação de todos. Comprar animais (mesmo que legalmente) não é uma atitude sustentável a longo prazo. Da mesma forma, incentivar outras práticas que exploram animais como exposição de circos e parques que utilizam animais também é insustentável.
9. Seja sustentável também na hora de reformar ou decorar
É possível fazer pequenas escolhas para deixar qualquer moradia mais sustentável. Uma delas é utilizar iluminação de LED, que apresenta uma economia de energia de 88% em relação às lâmpadas incandescentes, além de ter maior durabilidade. Vai ajeitar seu cantinho de home office? Procure posicionar sua mesa lateralmente perto das janelas para aproveitar a iluminação natural. Decore os ambientes com plantas naturais, elas ajudam a purificar o ar, duram muitos anos, são lindas e ainda podem ser uma fonte de relax para você.
10. Aumente a vida das suas roupas
Você sabia que a indústria da moda está entre as mais poluentes do mundo, além de ser uma das que mais se beneficiam de trabalho análogo à escravidão? Mas é possível você se vestir bem sem colaborar com esses absurdos.
Reforme, troque, revenda, doe…faça a “vida” de uma roupa ser a mais longa possível. Na hora de comprar, procure apoiar marcas transparentes em relação às suas práticas de sustentabilidade e trabalhistas.
Sabemos que muitas coisas não dependem das nossas escolhas pessoais, mas muitas outras sim. Então o que pudermos fazer para amenizar o nosso impacto no meio ambiente, já ajuda e muito as gerações futuras.
Não adianta esperar que governos e autoridades sejam sustentáveis e incentivem iniciativas e leis sustentáveis, se não houverem as ações individuais. Estas são fundamentais para a sobrevivência do planeta.
ArmaZen Pirata
O ArmaZen Pirata é a verdadeira gastronomia artesanal, nossos lanches e seus ingredientes são artesanais, focados na gastronomia de alta qualidade e suas tendências. Buscamos sempre inovar em nossos produtos, com o grande objetivo de satisfazer o paladar dos nossos clientes!
Além de opções saudáveis, deliciosas e também veganas, no ArmaZen Pirata o cliente pode ser o chef, se quiser, montando seu próprio hamburguer com nossas diversas opções de queijos, recheios, molhos, saladas e pães. E sabe o que é melhor? Tudo fresquinho e com produção própria.
O ArmaZen Pirata também é sinônimo de sustentabilidade, reduzindo o lixo e utilizando embalagens biodegradáveis, nós entendemos a necessidade de preservação do meio ambiente e fazemos a nossa parte todos os dias.
Artesanal de verdade é no ArmaZen Pirata!