O veganismo é muito mais do que um hábito alimentar, é uma filosofia de vida
É muito comum a pessoa que está começando no veganismo ouvir a pergunta: e você come o que? Como se a carne e os alimentos de origem animal fossem as únicas opções possíveis de alimentação.
No Brasil, a cada dia aumenta mais o número de pessoas que escolhem parar de comer carne. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariano, o equivalente a quase 30 milhões de pessoas.
O que é o veganismo
O veganismo não é apenas um hábito alimentar, na verdade o veganismo vai muito além disso, sendo uma filosofia de vida, que envolve alimentação, ideologia, vestuário e restrição completa a qualquer produto de origem animal.
Mudando um hábito e se entregando a uma filosofia de vida
Mudar os hábitos alimentares não é tarefa fácil, principalmente se no caso a pessoa quiser se tornar vegana, que é um estilo de vida mais restritivo. É preciso muita pesquisa, estudo, orientação e principalmente muita força de vontade.
Para começar a mudança alimentar é preciso estudar bastante para entender aonde encontrar os nutrientes necessários para o organismo funcionar bem. O ideal é procurar ajuda de um profissional de nutrição para montar uma estratégia de reeducação alimentar aos poucos, assim fica mais fácil conseguir chegar ao veganismo.
Quando uma pessoa decide se tornar vegana ela precisa ficar atenta aos rótulos e etiquetas dos alimentos que consome, para não adquirir algo que tenha qualquer vestígio animal em sua composição.
Ao comprar itens de higiene e beleza, é importante checar se são testados em animais ou possuem algum ingrediente de origem animal na composição.
Como repor as proteínas da carne
O que as pessoas costumam pensar sobre a alimentação sem carne ou sem proteína animal é como encontrar formas de repor essas proteínas. Tem gente que acha que é preciso viver tomando determinados remédios ou suplementos vitamínicos, quando na verdade existem diversos outros alimentos que cumprem muito bem a tarefa de fornecer as proteínas necessárias ao organismo humano.
Arroz e feijão, por exemplo, têm alto valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Ervilha e grão de bico também. Outros exemplos são as oleaginosas, que ainda têm gorduras boas e trazem saciedade.
A soja também pode ser uma boa aliada para quem quer tirar as carnes da alimentação.
As frutas são extremamente importantes, essenciais, não só para os vegetarianos e veganos, mas para todos.
A carne ou proteína animal pode ser substituída por vários alimentos igualmente gostosos, muitas vezes até mais gostosos e mais nutritivos e saudáveis também, como quinoa, palmito pupunha, cogumelos, legumes, soja, etc. A diferença está na criatividade, no tempero e nas combinações que podem ser feitas.
Nutrientes que não podem faltar em nenhum hábito alimentar
Vitamina B12
A falta da vitamina B12 está relacionada a problemas neurológicos, por isso é extremamente importante. Para os veganos, essa vitamina pode ser encontrada em alguns vegetais. Para os vegetarianos a ingestão regular de ovos resolve o problema. Em alguns casos pode ser orientada a suplementação.
Ferro
Muito presente nas carnes, esse mineral pode ser encontrado também na couve e no espinafre.
Cálcio
Além de estar presente no leite e em seus derivados, o cálcio pode ser ingerido por meio de vegetais como couve, brócolis e repolho.
Diversos são os nutrientes que não podem faltar de jeito nenhum na alimentação e ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, é possível sim viver uma vida plena e saudável ingerindo todos os nutrientes necessários, sem acrescentar a carne ou qualquer alimento com origem animal no cardápio.
Verduras, legumes, frutas, grãos…tudo que a natureza é capaz de oferecer, sem que os animais estejam no meio disso, possuem as vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo humano. A vitamina B12, Ferro e Cálcio são apenas três dos nutrientes que mais preocupam as pessoas quando o assunto é veganismo.
Veja as opções veganas do ArmaZen Pirata
Triângulo das quinoas
Hambúrguer vegano de Quinoa e vegetais de 200g, shitake salteado, salada de rúcula e tomates, com queijo, molho e pão a sua escolha!
Tesouro das américas
Hambúrguer vegano de 200g de palmito pupunha e especiarias, com tomate seco, salada de rúcula e cebola roxa, com queijo, molho e pão a sua escolha!
Chapeleiro
As mais frescas chapeletas de shitake salteadas e servidas com salada coleslaw, o queijo, molho e pão são a sua escolha!
Maresia
Delicioso cachorro-quente preparado com linguiça artesanal vegana ArmaZen Pirata, salada coleslaw, champignons, tomates secos, com queijo e molho de sua preferência!
Yakisoba de cogumelos
Yakisoba de cogumelos (shitake, paris, shimeji) preparado com talharim tipo lámen ou bifum, verduras e legumes selecionados.
Yakisoba de leguminosas
Tradicional Yakisoba de legumes preparado com talharim tipo lámen ou bifum, verduras e legumes selecionados.
Procure ajuda de um profissional de nutrição
É sempre bom lembrar que o ideal é procurar ajuda de um profissional de nutrição para montar uma estratégia de reeducação alimentar aos poucos, assim fica mais fácil conseguir chegar ao veganismo de forma saudável.
ArmaZen Pirata
O ArmaZen Pirata é a verdadeira gastronomia artesanal, nossos lanches e seus ingredientes são artesanais, focados na gastronomia de alta qualidade e suas tendências. Buscamos sempre inovar em nossos produtos, com o grande objetivo de satisfazer o paladar dos nossos clientes!
Além de opções saudáveis, deliciosas e também veganas, no ArmaZen Pirata o cliente pode ser o chef, se quiser, montando seu próprio hamburguer com nossas diversas opções de queijos, recheios, molhos, saladas e pães. E sabe o que é melhor? Tudo fresquinho e com produção própria.
O ArmaZen Pirata também é sinônimo de sustentabilidade, reduzindo o lixo e utilizando embalagens biodegradáveis, nós entendemos a necessidade de preservação do meio ambiente e fazemos a nossa parte todos os dias.
Artesanal de verdade é no ArmaZen Pirata!