Separar o lixo é uma atitude simples e extremamente importante para o meio ambiente e para a sociedade
Pequenos hábitos podem sim mudar o mundo! E essa certeza deve ser passada de geração para geração. Separar o lixo, por exemplo, é uma atitude simples e extremamente importante para o meio ambiente e para a sociedade.
Saber separar corretamente cada tipo de resíduo ajuda e muito na hora do recolhimento e no reaproveitamento dos objetos, gerando um mundo sustentável e uma natureza mais limpa.
Como separar o lixo
Para separar os resíduos é preciso ficar atento aos tipos de materiais que serão descartados. Basicamente, os resíduos e rejeitos devem ser divididos da seguinte forma:
- Orgânicos
Os orgânicos são aqueles que não podem ser reciclados, mas podem ser reaproveitados em casa por meio da compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis e encaminhados para aterros.
- Recicláveis não perigosos
Os recicláveis devem ser higienizados, embalados em materiais também recicláveis e destinados para a reciclagem.
- Perigosos
Os perigosos precisam de uma atenção especial para cada tipo de resíduo. São aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais por causa da inflamabilidade, corrosividade, reatividade, etc.
Veja como separar corretamente o lixo reciclável
– Não misture lixo orgânico com recicláveis: Separe as sobras de alimento, como cascas de legumes e frutas, do lixo reciclável. Essas sobras podem ir para a compostagem ou devem ser encaminhadas para os aterros separadamente. Coloque plásticos e metais em um saco e as sobras em outro.
– Lave as embalagens recicláveis: Ao descartar embalagens de leite, garrafas pet ou latas, passe uma água antes de colocá-los no lixo. Evita o acúmulo de mosquitos e insetos.
– Vidros, garrafas e frascos podem ser depositados normalmente, mas se o vidro estiver quebrado embrulhe-o em algum papel (tipo jornal) ou coloque-o em alguma caixa para evitar que os coletores ou qualquer outra pessoa se machuque.
– Ao descartar os papéis lembre-se que papel sujo não é reciclável e sim orgânico. Devem ser dobrados e não amassados.
Como fazer a separação do lixo perigoso
A separação do lixo perigoso é essencial. Esse tipo de lixo inclui restos de tinta, lixo hospitalar, produtos químicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias, etc.
O lixo perigoso não pode ser colocado em sacos de lixo e ser destinado como lixo comum, pois uma vez descartados em aterros, lixões, junto com a água da torneira (no caso de tintas látex, por exemplo) ou no solo, o lixo perigoso pode causar danos irreversíveis à saúde ambiental e humana.
Veja como diminuir a produção de lixo
No dia a dia, acabamos consumindo muitas embalagens, por exemplo, que vão para o lixo e não podem ser reaproveitadas ou recicladas, muitas vezes nem percebemos no quanto poderíamos diminuir a produção de lixo, mas não diminuímos. Veja essas dicas:
Planeje suas compras
Planejamento é bom sempre. Planejando as suas compras você evita o desperdício quando deixa de comprar coisas que muitas vezes não são necessárias. Além de dar uma boa economizada também. O consumo consciente está diretamente ligado a redução de lixo.
Faça uma lista com todos os itens e as quantidades que você utiliza entre uma compra e outra e analise o que não é bem aproveitado.
Produção caseira
Tudo que puder ser caseiro, ajuda a reduzir o lixo, já que não conta com embalagens. Sucos, geleias, bolos, biscoitos, etc.
Prefira produtos com refil e a granel
Produtos vendidos como refil ou a granel reduz o consumo de embalagens, sem contar que geralmente é mais econômico também.
Use embalagens reutilizáveis e retornáveis
Prefira sempre as embalagens reutilizáveis e retornáveis. Escolha produtos com embalagens que você possa reaproveitar, por exemplo, pote de maionese, de margarina, garrafa de vidro, etc. Parece pouca coisa, mas imagine o tanto de redução de lixo que teríamos, se todos tivessem esse hábito. O mesmo serve para as sacolas retornáveis dos supermercados e garrafas também retornáveis de refrigerante.
Colabore com a reciclagem de lixo e a coleta seletiva
A coleta seletiva é o principal meio para reduzir a produção de lixo. A maioria das cidades brasileiras tem pontos de coleta e algumas oferecem serviço de retirada, com dias específicos da semana para coletarem apenas o lixo reciclável. Boa parte do lixo produzido pode ser remanejado para a coleta e reaproveitado, evitando o descarte.
Dê preferência a materiais biodegradáveis
Os materiais biodegradáveis, como buchas vegetais e lãs de aço para lavar louça, são mais fáceis de serem reciclados.
Reciclagem de lixo eletrônico
A reciclagem de lixo eletrônico é extremamente importante, pois além de reaproveitar os materiais tecnológicos, evita que compostos prejudiciais ao meio ambiente presentes nesses aparelhos entrem em contato com a natureza.
Evite descartáveis
Sempre que puder, prefira as ecobags ou carrinho de compras para ir ao mercado. Elas são maiores, duram muito mais que sacolas plásticas convencionais, são mais fáceis de transportar e causam um impacto ambiental muito menor. Evite também usar descartáveis no cotidiano, como talheres, copos e canudos. Atualmente, há opções no mercado para quem busca reduzir o uso de descartáveis, como copos retráteis e canudos de alumínio ou vidro.
Reaproveite o lixo orgânico
Você sabia que boa parte do lixo orgânico pode ir para a compostagem caseira e se tornar adubo para suas plantas? Esse processo é simples e barato, além de sustentável. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, material rico em nutrientes e fértil.
E se você já ouviu falar no assunto, mas é resistente porque acha nojento ou que cheira mal, erro seu! A compostagem não cheira mal e fica reservada num equipamento certo para esse objetivo, onde é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados e cascas de ovo.
Compacte embalagens para descartá-las
Poucas pessoas pensam nisso mas compactar o lixo é uma prática simples e que pode facilitar bastante na hora da coleta. Caminhões de lixo chegam a transportar metade da sua capacidade em peso porque estão cheios. Ou seja, fazem mais viagens para pegar uma quantidade de lixo menor. Compactando as embalagens e os materiais que podem ser compactados no lixo, esse problema diminui bastante.
ArmaZen Pirata
O ArmaZen Pirata é a verdadeira gastronomia artesanal, nossos lanches e seus ingredientes são artesanais, focados na gastronomia de alta qualidade e suas tendências. Buscamos sempre inovar em nossos produtos, com o grande objetivo de satisfazer o paladar dos nossos clientes!
Além de opções saudáveis, deliciosas e também veganas, no ArmaZen Pirata o cliente pode ser o chef, se quiser, montando seu próprio hamburguer com nossas diversas opções de queijos, recheios, molhos, saladas e pães. E sabe o que é melhor? Tudo fresquinho e com produção própria.
O ArmaZen Pirata também é sinônimo de sustentabilidade, reduzindo o lixo e utilizando embalagens biodegradáveis, nós entendemos a necessidade de preservação do meio ambiente e fazemos a nossa parte todos os dias.
Artesanal de verdade é no ArmaZen Pirata!