Não só pela apresentação e por geralmente ser mais gostosa, a gastronomia artesanal também é muito mais saudável
A gastronomia artesanal vem conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo e no Brasil não é diferente. Não só pela apresentação e por geralmente ser mais gostosa, mas a gastronomia artesanal também é muito mais saudável do que a industrializada.
A onda do artesanal e o seu crescimento
O sucesso da culinária artesanal no Brasil e no mundo é tão grande, que até as grandes redes de lanchonetes estão apostando em linhas artesanais para chamar atenção dos clientes que preferem muito mais o artesanal do que só um fast food.
Segundo a agência de pesquisa Euromonitor International, o crescimento na preferência dos brasileiros por alimentos mais saudáveis, naturais e sem conservantes, passa dos 20% comparado aos últimos anos.
Cada vez mais, os brasileiros buscam comidas e bebidas artesanais, produzidas sem o uso de ingredientes industrializados.
Por que o artesanal é mais saudável
Na cozinha, podemos chamar de artesanal, a comida caseira, feita com carinho e com um gostinho especial e de autoria própria. Além disso, a comida artesanal não leva os conservantes e nem produtos industrializados, tornando-se uma opção muito mais saudável.
A gastronomia artesanal, além de ser mais gostosa, tem os ingredientes mais frescos, sendo mais saudável e melhor apresentável. Até o cheiro de um lanche artesanal é melhor do que o cheiro de um lanche que conta com ingredientes industrializados.
Alimentos artesanais são tipicamente produzidos em ambiente familiar, muitas vezes dentro da própria casa dos produtores e em escala reduzida. Queijos, pães, massas, molhos e pratos diversos fazem parte do cardápio.
A gastronomia artesanal apresenta mais qualidade nos produtos utilizados e geralmente conta com um relacionamento mais próximo e transparente com os clientes. As marcas vendem produtos que evocam a lembrança e o sabor de um prato preparado em casa e isso tem muito mais valor, do que preço.
A gastronomia artesanal é uma resposta aos milhares de consumidores que começaram a ter a consciência sobre os riscos que os aditivos químicos provocam à saúde. Se antes, um pacote de biscoito recheado ou de salgadinho eram suficientes para “enganar” a fome, hoje em dia sabemos que esses tipos de alimentos podem causar muito mais prejuízos do que ganhos para o nosso corpo.
Com isso a gastronomia artesanal começou a ganhar ainda mais força, aquecendo o setor e possibilitando que mais empreendedores entrem no mercado. Assim, cada vez mais clientes são conquistados e também mais variedades de produtos artesanais começam a aparecer.
O que é uma alimentação verdadeiramente saudável
Quando se fala em alimentação saudável, muitos já pensam em saladas, alimentos naturais e dietas propostas no dia a dia, porém uma alimentação verdadeiramente saudável é muito mais do que isso e não só isso.
Na gastronomia saudável se desenvolve a reeducação nutricional, com a manutenção da saúde, para prevenir doenças e problemas de saúde que podem acontecer devido à má alimentação ou uma alimentação desequilibrada, que pode ocorrer devido ao consumo indevido, ou em excesso, de carboidratos, açúcar, gorduras, etc.
O segredo de uma gastronomia saudável não é cortar definitivamente alimentos nocivos, mas saber balancear no dia a dia e equilibrar os nutrientes que o nosso corpo precisa para manter o seu funcionamento.
Fast food artesanal e saudável
Comer hambúrguer e cachorro quente, por exemplo, não é proibido, principalmente se vier de uma lanchonete que prioriza a saúde e o preparo dos lanches, feitos sem processos químicos, industriais e nem conservantes, como o ArmaZen Pirata.
Se os ingredientes dos lanches forem artesanais, de fabricação própria, consequentemente os lanches serão muito mais saudáveis do que um lanche comum de qualquer rede tradicional de fast food.
Segundo a pesquisa realizada pela EAE Business School, escola de negócios na Espanha, a população brasileira é a que mais consome Fast Food na América do Sul, e um dos países que mais investem no mundo: são mais de R$ 50 bilhões em hambúrgueres, sanduíches, refrigerantes, etc.
Se todo esse investimento puder ser convertido em redes de fast food mais saudáveis e naturais, com certeza teríamos menos problemas de saúde relacionados à alimentação ruim afetando a população mundial.
ArmaZen Pirata
O ArmaZen Pirata é a verdadeira gastronomia artesanal, nossos lanches e seus ingredientes são artesanais, focados na gastronomia de alta qualidade e suas tendências. Buscamos sempre inovar em nossos produtos, com o grande objetivo de satisfazer o paladar dos nossos clientes!
Além de opções saudáveis, deliciosas e também veganas, no ArmaZen Pirata o cliente pode ser o chef, se quiser, montando seu próprio hamburguer com nossas diversas opções de queijos, recheios, molhos, saladas e pães. E sabe o que é melhor? Tudo fresquinho e com produção própria.
O ArmaZen Pirata também é sinônimo de sustentabilidade, reduzindo o lixo e utilizando embalagens biodegradáveis, nós entendemos a necessidade de preservação do meio ambiente e fazemos a nossa parte todos os dias.
Artesanal de verdade é no ArmaZen Pirata!