Quando falamos de sustentabilidade é normal pensarmos em grandes ações, porém esse é um tema que engloba a todos os indivíduos e empresas. É necessário entendermos que apenas ações coletivas farão realmente a diferença e impactarão de forma positiva no meio ambiente.
Porém quando falo em coletividade, me refiro a hábitos do dia a dia que ao se tornarem comuns em uma comunidade farão uma grande diferença em reduzir os impactos negativos a natureza em vários aspectos, um desses hábitos envolve o consumo consciente através de empresas sustentáveis. E não seria diferente nos deliverys que têm um grande papel por serem grande produtores de lixo não orgânico nem biodegradável.
O estudo inédito “O mercado de delivery de refeições e a poluição plástica”, desenvolvido pela consultoria econômica Ex Ante a pedido da Oceana, aponta que o consumo de itens de plástico descartáveis nesse segmento aumentou 46% entre 2019 e 2021, saindo de 17,16 mil para 25,13 mil toneladas. Juntos, os setores de alimentação para viagem e hotelaria demandaram um total de 154,1 mil toneladas de embalagens por ano entre 2018 e 2021, e seis mil toneladas por ano de canudos, copos, pratos e talheres de plástico para este mesmo período.
É aí onde o consumo consciente de empresas Delivery que busca soluções sustentáveis pode vir a impactar positivamente minimizando o impacto ambiental.
O modelo delivery tornou-se extremamente popular por oferecer ao cliente praticidade e comodidade ao receber o produto no conforto de casa, além de aumentar consideravelmente a visibilidade das empresas que se adaptam a esse modelo tão funcional de vendas.
Praticidade e comodidade, nas últimas décadas, se tornaram dois dos nossos principais focos como consumidores com o surgimento da possibilidade de compras online. Porém com a popularização das compras a distância e dos serviços de entrega, surgem também uma série de problemas socioambientais. Como por exemplo, a exorbitante quantidade de plástico utilizado nas embalagens ou o descarte inadequado de resíduos orgânicos e recicláveis pelas cozinhas de fast food.
Porém por mais difícil que pareça não é impossível conciliar qualidade, custo benefício e sustentabilidade consumindo pelo delivery, veja a seguir algumas dicas de como escolher um delivery sustentável:
Como reconhecer um delivery Sustentável:
- Uso de embalagens biodegradáveis;
- Política de descartável mínimo;
- Troca de descartáveis plásticos pelos de papel
- Entregas feitas com bicicletas
- Opção de retirada no local
- Política interna de lixo seletivo na produção do delivery
Além das ações para a sustentabilidade serem coletivas as consequências também são, veja então alguns benefícios de escolher um delivery com práticas sustentáveis:
Redução na produção de lixo
Com o recebimento de uma quantidade menor de embalagens não recicláveis, reduz-se consequentemente a quantidade de lixo doméstico produzida nas residências dos usuários de plataformas de delivery, o que desencadeia numa melhor qualidade de vida.
Responsabilidade socioambiental
Cada vez mais tem-se discutido as questões socioambientais e os impactos do consumo da população e por meio desta discussão surgiram os movimentos de consumo consciente que visam diminuir os impactos do capitalismo no meio ambiente. É responsabilidade das empresas reduzir ao máximo seu impacto ambiental e em segundo plano compensar a população negativamente afetada por esse impacto, e os consumidores podem colaborar para que isso aconteça cobrando às empresas e optando por aquelas que já têm metas e planos sustentáveis.
Fortalecimento de cozinhas com tendencias mais artesanais
Outra febre nos últimos tempos têm sido as hamburguerias artesanais, cada vez mais lugares estão aderindo à moda. E com isso, a indústria do fastfood ganhou um toque único, além disso a cozinha artesanal tende a ter uma taxa de aproveitamento dos alimentos bem maior do que a dos fast food tradicionais, onde os ingredientes geralmente fornecidos por aacados são embalados em plástico, e não fazem parte de uma política contra desperdício.
No ArmaZen Pirata aplicamos algumas das práticas mencionadas acima e temos como objetivo aplicar ainda mais.
Já optamos pelo uso mínimo de descartáveis em nossas entregas, priorizamos a utilização de bikes nas entregas sempre que possível e fazemos um descarte cociente e seletivo em nossa cozinha.
E você o que tem feito para contribuir com o meio ambiente
Já passou o tempo de pensarmos nas consequências de nossas ações e em como elas impactam o meio ambiente pois hoje esse impacto já é sentido em nossas vidas e em nossa saúde. Agora não é hora de pensar é hora de agirmos e revermos nossos meios de consumo.
Então reflita e escolha não só deliverys mas qualquer empresa com consciência socioambiental e colabore para um meio ambiente mais saudável. Só assim conseguiremos minimizar os negativos da poluição e darmos início a um lento e necessário processo de diminuição da poluição.
E para que as empresas entendam a importância de manter práticas sustentáveis e pensar uma política de responsabilidade socioambiental é, não só dever mas, direito nosso como consumidores cobrar delas ações de cuidado com o meio ambiente e de preservação do nosso planeta